» Clique na Imagem para Ampliar

  • Produto

Plataforma Vibratória


O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 30 anos, na antiga União Soviética, para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com o uso diário por 10 minutos eles conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, enquanto os astronautas americanos conseguiam no máximo 120 dias, quando retornavam a Terra com graves problemas musculares e ósseos. A primeira aplicação, portanto, foi no tratamento da osteoporose.

 

Em seguida, ainda na União Soviética, começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após atividades físicas, o que foi considerado o segredo da performance dos seus atletas olímpicos.

 

A Plataforma para apresentar todos os benefícios apresentados deve seguir diversos parâmetros como tipo de vibração, frequencia e amplitude da oscilação. Portanto apenas plataformas de uso profissional apresentam este controle necessário.

 

Como Funciona a Plataforma Vibratória:

 

Com a vibração, consegue-se trabalhar entre 95% a 100% das fibras musculares, enquanto que em um exercício convencional trabalhamos próximo a 45%. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo.

 

Durante os exercícios os músculos se contraem por reação reflexa a vibração. Estas respostas musculares ocorrem entre 30 e 50 vezes por segundo, controladas na frequência do equipamento.

 

O princípio da aplicação da plataforma baseia-se na lei da inércia de Sir Isaac Newton: de que a força de um objeto é igual a sua massa multiplicada pela aceleração (f = m x a). A grande maioria dos exercícios utilizam a massa (pesos, halteres) para trabalho de força funcional, com a plataforma alteramos a segunda metade desta equação, o fator aceleração em vez do peso.

 

Veja a fórmula:

 

 

O resultado é que a cada movimento feito, o corpo trabalha contra uma influência ou “força” de gravidade muito maior, porém sem sobrecarregar ligamentos, articulações, tendões e músculos.

 

Os pesquisadores desta tecnologia concluíram que os resultados obtidos, utilizando cerca de 10 a 15 minutos por sessão, superam, ou no mínimo equivalem, aos resultados obtidos com 1 hora de uma atividade tradicional.

 

 

Veja os benefícios da plataforma vibratória:

 

Na estética:

 

Redução de gordura corporal

Massagem e relaxamento

Combate a celulite

Drenagem linfática

Estimulação do intestino

Firmeza da Pele

Aumento da densidade muscular

Aumento do metabolismo

 

No organismo em geral:

 

Reduz gordura visceral e subcutânea

Melhora tônus muscular

Aumenta densidade óssea

Reduz colesterol e excesso de gordura no corpo

Fortalece as articulações

Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal

Aumenta força muscular

Aumento da circulação sanguínea

Melhora o funcionamento do intestino

 

Medicina e Reabilitação:

 

Osteoporose e Artrose

Problemas circulatórios

Tratamento de dor e rigidez das articulações

Tratamento de varizes

Melhora do senso de equilíbrio

 

Restrições:

 

Portadores de marca passo

Crianças menores de oito anos

Mulheres grávidas

Mulheres com DIU recentemente implantado

Pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas

Portadores de tumores

Pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa

Epiléticos

Inflamações agudas

Doenças na retina

 

Em nossa clínica utilizamos a plataforma em conjunto com as aulas de Pilates ou podem ser feitas aulas individuais apenas na plataforma.