» Clique na Imagem para Ampliar

  • Produto

Kinesio Taping


 

Cinesiotape Neuro Muscular (Kinesio Taping) 

por Alonso Romero
 
HISTÓRICO:
 
A técnica de cinesiotape ou kinesiotape teve seu inicio na década de 70 no oriente, principalmente na Coréia e no Japão, tendo como princípio que o movimento e a atividade muscular são essenciais para manter ou recuperar a saúde.
 
Baseando-se nesse conceito foi então desenvolvida uma espécie de fita adesiva que poderia ajudar a função muscular sem limitar o movimento do corpo. Durante o desenvolvimento do método observou-se que sua aplicação poderia ser muito mais ampla.
 
No final dos anos noventa a técnica chegou à Europa e aos Estados Unidos onde observou-se também sua eficácia e então foram iniciados estudos para descobrir a razão pela qual ocorriam seus efeitos benéficos.
 
O método tornou-se rapidamente popular entre fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e educadores físicos e agora passou a ser conhecido também da população em geral ao ser utilizado por atletas de alto rendimento e assim visto em competições esportivas como nos Jogos Olímpicos, em Roland Garros, em campeonatos mundiais de Vôlei, Basquete, Judô, entre outros.
 
Atualmente existem diferentes nomenclaturas para a técnica e para os tapes sendo que variam principalmente para cada fabricante.
 
CARACTERÍSITCAS DO TAPE:
 
 
É uma espécie de esparadrapo de algodão com características elásticas de até 140% que se assemelha à da pele. Sua espessura e peso também se assemelham às da pele. Possui uma cola hipo-alérgica que faz com que sejam raros os casos de reações em seu contato com a pele.
 
As cores, no inicio do desenvolvimento da técnica, baseavam-se nos conceitos da cromoterapia onde o azul era usado para o relaxamento, o vermelho para a tonificação e o preto e bege seriam neutros. Com a popularização da técnica, diversos fabricantes desenvolveram tapes de outras cores. Vale ressaltar que o tape é exatamente igual com relação a sua textura e aderência, apenas diferindo no pigmento colorido usado em cada um deles.
 
O tape pode ser usado por vários dias seguidos e conforme for descolando ou perdendo sua elasticidade normal tornando-se frouxo deverá ser retirado e colocado um novo tape.
 
EFEITOS E APLICAÇÕES
 
As aplicações do tape são diversas e seus mecanismos de ação ainda não são totalmente entendidos. Atualmente vem se realizando diversos trabalhos e desta forma tornando a técnica cientificamente comprovada.
 
Dentre suas aplicações podemos citar:
 
Analgesia;
Melhora da função muscular: relaxamento ou tonificação;
Auxilia a função articular estimulando a propriocepção, corrigindo a posição articular, aumentando a estabilidade;
Elimina bloqueios da circulação sanguínea regenerando o tecido;
Auxilia a evacuação linfática;
Liberação cicatricial;
Diminuição de hematomas.