Atendimentos nas seguintes especialidades

 

• Traumatologia e Ortopedia

 

  

Área da fisioterapia que consiste da avaliação e tratamento de pacientes com distúrbios nos ossos, músculos, ligamentos, articulações, tendões, enfim, do aparelho locomotor. Atua nas deformidades ósseas (sejam elas congênitas ou desenvolvidas durante a vida do paciente), fraturas, lesões musculares, tendinites, mialgias, traumas, etc.

 

• Neurologia (Adulto e Pediátrica)

 

 

 

A Fisioterapia Neurológica atua no tratamento de pacientes acometidos por doenças do sistema nervoso com objetivos de manter ou aumentar a amplitude de movimento, reduzir a espasticidade, prevenir deformidades, reintegrar o paciente a sociedade e otimizar a qualidade de vida do paciente.
 
Através de técnicas específicas e exercícios de mobilidade, força e equilíbrio, pode-se tornar mais ativa a vida de um paciente em busca de autonomia nas atividades da vida diária.
 
Indicações: 
AVC (derrame), Traumas medulares, Esclerose múltipla, Doença de Parkinson, Traumatismo crânio-encefálico, Paralisia Cerebral, Síndromes neurológicas, Atrasos no desenvolvimento, etc.
 
 
 

• Respiratória

 
 
 
 
 
A fisioterapia respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das doenças pulmonares e do trato respiratório com o objetivo de restabelecer um padrão respiratório funcional diminuindo os gastos energéticos durante a respiração.
 
Diversos procedimentos, equipamentos e técnicas terapêuticas podem ser utilizados, como as manobras de higiene brônquica e reexpansão pulmonar (que auxiliam na mobilização e na eliminação de secreções), exercícios respiratórios que promovem a aprendizagem de um padrão respiratório normal e o ganho de força da musculatura respiratória e a realização de atividades físicas e metabólicas de forma satisfatória.
 
Para melhores resultados e mensuração dos resultados imediatos da terapia utilizamos equipamentos como:
 
• OXÍMETRO DE PULSO | Saiba +
• CPAP | Saiba +
• ASPIRADOR DE VIAS AEREAS SUPERIORES | Saiba + 
 
 

• Geriatria

 
  
 
 
 
A Fisioterapia Geriátrica trabalha na prevenção, na manutenção e na reabilitação da capacidade funcional do paciente idoso, ou seja, cuida da coordenação, da força muscular, da memória, do equilíbrio e da marcha objetivando a independência e a prevenção de quedas e da incapacidade do paciente de forma global.
 
É indicada a todos os pacientes que venham a apresentar alguma dificuldade locomotora com comprometimentos musculares, articulares e posturais, dentre outros.
 
Através de exercícios ativos, globais e de equilíbrio, a fisioterapia geriátrica devolve ao idoso sua funcionalidade e melhora a qualidade de vida, superando suas limitações.
 
 

• Pilates

 
Contamos com um Studio especialmente preparado para prática de Pilates. Um ambiente tranquilo e agradável, climatizado, pisos térmicos e todos os equipamentos e acessórios, desenvolvidos originalmente por Joseph Pilates, necessários para a realização dos exercícios.
 
 
  
 
Joseph Pilates costumava dizer:
"vocês se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 e terão um corpo novo em 30 aulas".
 
Considerada a ginástica mais eficiente de todos os tempos, o método Pilates é uma técnica de construção corporal que conquistou os Estados Unidos. Desenvolvido pelo treinador físico Joseph Pilates, que combinou exercícios simples e equipamentos especiais, o método vem ganhando a adesão de quem deseja ter um corpo perfeito e saudável.
 
É indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade, interessada em melhorar seu condicionamento físico.
O método oferece um programa de exercícios que restaura o corpo, melhora a postura, tira dores musculares, previne contra lesões, aumenta a disposição e fortalece os músculos além de proporcionar um enorme bem-estar físico e mental. 
 
 
 
 
Assista o vídeo da aula:
 
 
 
Benefícios do Pilates
 
Corpo em harmonia, melhor postura, respiração, flexibilidade, coordenação, e como conseqüência mente e espírito sadios. "Construir o corpo que você deseja está mais próximo do que você imagina". Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.
 
 
Efeitos:
 
• Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
• Oferece um condicionamento físico e mental;
• Correção dos desequilíbrios Musculares
• Alivia os problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
• Propicia um corpo harmônico; seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior;
• Melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular;
• Melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
• Fortalece a musculatura abdominal;
• Desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas;
• Revitaliza;
• Dá leveza;
• Mantém a mente alerta;
• Melhora o estado geral de saúde;
• Otimiza o desempenho desportivo;
• Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima;
 
 
Princípios Básicos de Pilates
 
Concentração: o praticante deve estar com total concentração no seu corpo, a razão disto é poder estar no comando de cada movimento e notar como todos eles estão relacionados, ajudando o SNC a escolher a combinação correta dos músculos para cada movimento, para assim, realizar movimentos precisos e perfeitos.
 
Controle: todos os movimentos são controlados e coordenados de forma consciente. Os exercícios devem ser realizados lentamente com controle da respiração e consciência dos músculos trabalhados, evitando compensações, pois movimentos sem controle levam a um conjunto de exercícios contraproducentes, sem objetivo.
 
Precisão: de fundamental importância na qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento. Ajuda a aumentar o controle dos movimentos e evitar lesões.
 
Centro de força: Pilates denominou de Power house o centro físico de força, a região que compreende grupos específicos de músculos no centro do corpo (abdominal, períneo, glúteos, paravertebrais e adutores) de onde se originam todos os movimentos. Os exercícios do método concentram-se no fortalecimento e alongamento desse centro de força, visando estabilizar o tronco, proporcionar uma melhora postural e evitar possíveis compensações e sobrecargas musculares que causem dores na coluna vertebral.
 
Respiração: Joseph Pilates afirmava que freqüentemente respiramos errado e usando apenas uma fração da capacidade do pulmão. Por isto, Pilates em seu trabalho enfatizava a respiração como o fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais. O ciclo respiratório deve ser sincronizado ocorrendo ao mesmo tempo da ação muscular, favorecendo o incremento da ventilação pulmonar, a melhora da oxigenação tecidual, conseqüentemente a captação de produtos metabólicos associados à fadiga. 
 
Fluidez de movimento: os movimentos devem ser fluidos e harmônicos, contínuos e ritmados com a respiração. A movimentação deve ser refinada, sem movimentos rígidos, com controle e suavidade, mantendo o fluxo dos movimentos.
 
 

• RPG / RPM

 
A Reeducação Postural Global pelo reequilíbrio proprioceptivo muscular (RPG/RPM) é um método de tratamento que combate a dor e o desconforto causados por alterações posturais. Dentre seus benefícios, além do combates a dor, melhora o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna, proporcionando liberdade, leveza de movimentos e uma melhor qualidade de movimentos e uma melhor qualidade de vida.
 
 
  
 
 
Indicações
 
O RPG/RPM é indicado para pessoas de todas as idades, com problemas que afetem o sistema osteomuscular: dores na coluna, lesões por esforço repetitivo (LER), bursites, torcicolos, desvios nos pés e joelhos, enxaquecas, tendinites, hérnia de disco, entre outros. É ainda poderosa ferramenta de prevenção em processos degenerativos, tais como: artroses, reumatismos, etc.
 
Aplicadas em crianças e jovens, previne as consequências da má postura.
 
 
O Tratamento
 
A RPG/RPM trata o indivíduo como um todo e não só a doença. Cada pessoa tem uma maneira própria de reagir ante as agressões do ambiente (estresse, traumatismos), adotando determinados padrões para fugir da dor. Tais padrões adotados resultam em vícios posturais que mais tarde causam as dores, desconfortos e doenças.
 
É feita uma avaliação minuciosa, onde todas as alterações posturais serão conhecidas, e a partir daí, o plano de tratamento será tratado adequadamente. São utilizados alongamentos, tensionamentos, exercícios, pompagens, trações e oito posturas básicas, que permitem que a origem do problema seja identificada e corrigida. Cada sessão dura em média 1 hora, podendo ser feita uma vez por semana ou mais, dependendo de cada caso.
 
 

• Nutrição

 

A importância de uma alimentação saudável.
 
A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso ou melhorar a saúde. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
 
O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
 
O alimento é o combustível para o corpo realizar as atividades diárias como andar, falar e respirar. Para ajudar o seu organismo a funcionar sem problemas, você deve comer a quantidade de alimentos que o seu corpo precisa, de acordo com a sua idade, seu sexo, seu peso, sua altura e a atividade física. 
 
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
 
O nutricionista é o profissional apto a elaborar um cardápio de acordo as necessidades individuais alem de estar sempre disponível para qualquer orientação nutricional.
 
Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da sua vida!